segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Adaptação.


Bom dia! Hoje acordei um tanto ansiosa; as aulas iniciarão na próxima semana e os pimpolhinhos são tão pequenos e nunca foram à escolinha! Então, pense: estarão lá, sem mamãe, sem papai, com várias pessoas e crianças estranhas em um berçario e vão chorar muito! Estou pensando em algumas brincadeiras... mas como sabem, nessas semanas de adaptação será muito difícil realizar todas; o mais difícil é que não é somente a adaptação das crianças, mas da querida professora também! Pensei nas seguintes atividades, iniciando o primeiro projeto do ano, pois o c.e.i abriu este mês.

Projeto Um Estranho no Ninho
(10/08 à 21/08)
Objetivos:
- Adaptar-se ao meio escolar;
- Reconhecer sua importância dentro do meio escolar.
Justificativa: A criança precisa adaptar-se a escola e aos amigos. O Ingresso na escola é um evento muito importante na vida de uma criança, pois é o primeiro passo rumo ao processo de independência em relação aos pais. É a construção de um espaço próprio, que marcará seu caminho futuro em direção a construção da autonomia.

Sugestões de atividades:
- Músicas: que possam incluir o nome das crianças, já que a intenção é fazer com que elas se familiarizem com os nomes e entre elas e reforcem o vínculo com a educadora. "Se eu fosse um peixinho", "A canoa virou", "Ciranda, cirandinha", entre outras (Download -97 Cantigas de Roda).

- Teatro de bonecos: as crianças precisam conhecer a rotina da escola enquanto conversam com os personagens; perguntas como "Quem trouxe você para a escola hoje?"/"Você tem amigos? Quem são?"/"Você já brincou no parque?"/"Já tomou lanche?" são algumas opções.

- Chuvinha de papel: sente-se no chão com a turma, em torno de jornais e revistas e deixe que todos manipulem e rasguem as paginas livremente; depois junte os papéis picados num monte e jogue tudo para o alto; vai ser uma festa e as crianças relaxarão de forma ativa e também interagirão de maneira lúdica com a educadora e com os colegas.

- Hora da História: escolha um livro com texto curto e muitas figuras e se possível que tenha a ver com a nova etapa dos pequenos e com as mudanças que sofrerão. Uma boa sugestão é o livro "Tudo bem ser diferente" de Todd Parr (Download do livro).

Estas são algumas sugestões das atividades que farei durante essas duas semanas de adaptação; as crianças também brincarão com os diversos brinquedos para sua faixa etária e no parque, se tiverem outras sugestões, deixem comentários; ficarei muito grata!


3 comentários:

  1. Olá!!! Desejo a vc muito sucesso na nova escolinha... busque sempre fazer o melhor...
    E conte suas experiências em seu blog, queremos fazer parte delas!!!!

    Beijinhos, Mayra

    ResponderExcluir
  2. Olá querida, obrigada pela visita e comentário. Adorei conhecer seu blog.
    Beijos
    Greice

    ResponderExcluir
  3. Gostariamos de publicar em uma obra didática, destinada a alunos de Ed. Infantil, a música O elefante. Para isso, necessitamos de sua autorização.
    Você poderia nos passar seus contatos para uma possivel negociação, valores e assinatura?

    Desde já grata por sua atenção e aguardamos seu retorno!
    Natália
    E-mail: nataliasantos@editoradobrasil.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua marca por aqui; sugestões, críticas e claro, elogios, são muito bem recebidos! Beijinho =*